Como contratar um número de telefone na Twilio para usar a plataforma NA5 para enviar WhatsApp ou SMS?

Você deve contratar na Twilio um número de telefone móvel do Brasil, com capacidade de SMS.

Para que você possa utilizar os recursos de WhatsApp e SMS, você precisa contratar um número de telefone que seja do tipo telefonia móvel (mobile), como um número de celular de 9 dígitos.

Para empresas localizadas no Brasil, você deve utilizar um número mobile nacional (Brasil) porque você poderá utilizar todos os benefícios e vantagens de enviar WhatsApp e SMS pelo menos número de telefone. Você também deve solicitar o número que tem recursos de Voz e SMS habilitados.

Escolha o DDD que melhor corresponde ao seu negócio. Se você estiver no interior, pode ser que a Twilio só tenha um número de telefone da capital. É necessário você verificar essa informação junto à Twilio.

É obrigatório que o número de telefone que você está contratando na Twilio tenha a capacidade "SMS".

numero-de-telefone-twilio-capacidade-sms

⚠️ MUITO IMPORTANTE: Atualmente a compra desse tipo de telefone móvel (mobile) para o Brasil não está disponível via painel da Twilio. Entretanto, a NA5 é parceiro oficial Twilio e nós podemos solicitar o telefone mobile brasileiro para você via chamado.
 
Você precisará:
  1. Aprovar os documentos regulatórios no seu projeto Flex.
  2. Abrir um chamado com a NA5 com 4 informações obrigatórias abaixo:

Para você ganhar tempo e otimizar o setup de sua conta, siga as instruções acima. 👆

 

🛑 CUIDADO: Na página de pesquisa de telefone da Twilio aparece um aviso que você pode pedir o telefone diretamente com eles, ao clicar em  "get the number for you". Você não deve seguir por este caminho. 

Após preencher o formulário, além de você receber uma mensagem menciona um prazo de 4-6 semanas, posteriormente você receberá um email que a opção de número mobile brasileiro não está disponível. Por isso, 

Buy_Phone_Numbers_Search

Irá abrir um formulário para solicitar o número, preencha as informações solicitadas, se atentando para os 3 campos abaixo:

  • Type of phone number= Mobile
  • Capabilities = Voice and SMS
  • City or Prefix = Cidade ou o DDD que vc quer que o número de telefone seja criado. 

form-Voice_and_SMS_Applications

Por que preciso escolher um número móvel (celular)?

O recurso de SMS só está disponível para envio a partir de número móvel.

Não pretendo enviar SMS, preciso contratar um número móvel mesmo assim?

Sim! Por dois motivos principais:

  1. Pela política da WhatsApp, você não pode enviar modelos de mensagens de WhatsApp com finalidade de marketing. Assim, o SMS é um canal complementar em sua estratégia de relacionamento.
  2. Ao instalar nosso aplicativo em seu HubSpot, para os clientes que tem módulos de nível Professional e Enterprise, automaticamente será disponibilizado as ações de envio de SMS e WhatsApp nos fluxos de trabalho (workflows).

Para empresas localizadas no Brasil por que é obrigatório que o número seja do Brasil?

Quando você tem um número internacional (não brasileiro), as mensagens de SMS são enviadas com um remetente de código curto (shortcode), exemplo: 278-00. Provavelmente você já recebeu SMSs que empresas diferentes, mas que aparecia no seu celular como sendo do mesmo remetente. Isso acontece porque esses SMSs saem pela mesma rota internacional. Se os seus contatos responderem esse SMS, ele não chegarão até você.

Se você utilizar um número nacional de telefonia móvel, a Twilio entregará a mensagem de SMS pelo número que você está contratando. Se o seu contato responder ao seu SMS, você poderá  interagir pelo Twilio Flex, criando uma melhor experiência com ele.

Se você habilitar a API do WhatsApp Business na Twilio, as mensagens enviadas por SMS e WhatsApp sairão pelo menos número. Logo, se o seu contato salvar o seu número de telefone nos contatos, você pode ter maior taxa de abertura e conversão em ambos os canais.

Em alguns países você não consegue solicitar o número com os requisitos indicados aqui, mas pode ser possível através de um parceiro, como a NA5.

Se você está localizado em outro país e não conseguiu contratar o número como recomendado, entre em contato conosco para verificarmos as possibilidades e como podermos ajudá-lo no processo de contratação do número.