Boas práticas para criar um modelo (template) de mensagem da API do WhatsApp Business

Veja algumas diretrizes para aumentar as chances de aprovação dos seus modelos no WhatsApp

Os modelos (templates) de mensagens enviados por WhatsApp  precisam seguir algumas orientações estabelecidas pela plataforma WhatsApp para que sejam aprovados.

 

A principal recomendação é que todas as mensagens disparadas sejam claras e reforcem a razão pela qual o contato a recebeu. 

 

Mas, além dela, existem outras dicas que aumentam as chances dos seus modelos de mensagens serem aprovados. 

 

  • Os espaços reservados devem ter chaves duplas, como {{1}}; chaves simples não funcionam. (Dica NA5: Entenda como você usará essas chaves dúplas.)
  • Os modelos devem ter um objetivo específico e evidente. Por exemplo: "{{1}} {{2}}" seria rejeitado porque poderia ser detectado como spam. Você precisa cercar os parâmetros com informações objetivas para que fique claro que tipo de informação será inserida.
  • Os modelos devem ser concisos e transmitir apenas as informações necessárias alinhadas com a categoria do template. Sugerimos você coletar o feedback de outras pessoas para garantir que o modelo do seu texto esteja claro.
  • Os modelos não devem apresentar erros gramaticais ou ortográficos. Modelos que incluem esses erros, mesmo que pequenos, provavelmente serão rejeitados pelo WhatsApp.
  • Os modelos devem ser marcados com a categoria e o idioma apropriados. (Dica NA5: veja onde você fará isso)
  • Se você precisar escrever um template para reabrir uma janela de 24 horas, sugerimos começar com alguma menção à conversa anterior. Por exemplo: “Olá! Não conseguimos responder sua pergunta durante o final de semana, mas ficarei feliz em te ajudar agora! Se você deseja continuar essa conversa, é só responder SIM."

As dicas acima foram feitas com base no documento "Message Template Approval Criteria" da Twilio. (Acesso em 23 de abril de 2020)

 

CUIDADO: A Whatsapp não aceita templates de marketing/promoção. Por isso, NÃO submeta templates com essa finalidade.

Muitas empresas, sabem que o template tem um viés de marketing, mas mesmo assim submetem para ver "se passa" pelo filtro da WhatsApp e consigam a aprovação. Essa não é uma boa prática e no futuro pode pesar contra a empresa.

As mensagens do WhatsApp são criptografadas entre a empresa e o contato, mas os templates é uma forma da WhatsApp monitorar como a sua empresta está usando a API do WhatsApp Business.

Os templates rejeitados ficarão no histórico da sua conta.

 

Veja também: