Como evitar de enviar automação de WhatsApp e SMS no HubSpot para contato com telefone em branco

É comum criar Fluxos de trabalho (workflows) no HubSpot para enviar disparo automático de WhatsApp e SMS, sem tomar o cuidado de só colocar na automação apenas os contatos que tenham um número de telefone móvel cadastrado na propriedade telefone (phone).

Quando você utiliza a ação "Enviar SMS" e "Enviar WhatsApp", a NA5 recebe a solicitação da HubSpot que uma mensagem precisa ser enviada e precisa processar essa solicitação, sendo contabilizada como uma execução.

Então, para evitar de contar uma execução de seu plano para um contato que não tem telefone, você pode:

  • Filtro no Gatilho: Criar um critério de filtro para o gatinho de seu fluxo de trabalho. 

problema-enviar-automacao-whatsapp-sms-hubspot-contato-telefone-em-branco

  • Filtro em Lista: Se você usa Lista como gatilho de fluxo de trabalho, você pode adicionar o critério anterior diretamente na sua lista.

  • Ramificação no Fluxo de trabalho: você pode ter um fluxo que combina diversas ações, como enviar email e WhatsApp. Porém, antes da ação de "Enviar WhatsApp" ou "Enviar SMS", você pode fazer uma condição (ramificação) de só enviar para quem tiver telefone conhecido.

ramificacao-problema-enviar-automacao-whatsapp-sms-hubspot-contato-telefone-em-branco