Como funciona os preços do Twilio Flex

Entenda os preços do Twilio Flex; quais são os planos disponíveis, tipos de usuários e como selecionar um plano Twilio Flex.

IMPORTANTE: este conteúdo foi traduzido em 07 de abril de 2020 a partir do site da Twilio.  Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O conteúdo original está disponível aqui.

Avaliação gratuita do Twilio

Ao criar um novo projeto Flex, você recebe US$14,50 em crédito de avaliação gratuita e um número de telefone nos EUA para teste. O trial do Twilio permite testar chamadas e mensagens recebidas sem nenhum compromisso. Esses projetos têm os mesmos recursos e restrições dos testes gratuitos do Twilio.

DICA NA5: para utilizar o projeto com Twilio Flex com a plataforma NA5, contrate um número de telefone mobile da região Brasil. Saiba mais.

Atualize seu projeto para ter 5.000 horas gratuitas de Usuário Ativo Flex

Pode levar tempo para criar ou migrar um projeto para sua própria central de atendimento. Para ajudar a acelerar seu desenvolvimento, são oferecidas 5.000 horas de Usuário Ativo gratuitas quando o seu projeto Flex é atualizado. Basta adicionar as informações de cobrança desejadas e fornecer um saldo inicial na conta, para desbloquear suas horas gratuitas.

Esse plano inicial também inclui acesso irrestrito a muitos dos produtos Twilio subjacentes que alimentam o Flex.

AVISO: Para obter uma lista completa, consulte a Política de Uso do Twilio Flex. Os produtos WFO e premium não estão incluídos na conta gratuita. As mensagens de voz e mensagens programáveis ​​Twilio são cobradas separadamente.

DICA NA5: você deve colocar um crédito de 20 dólares em seu projeto Flex para atualizar (upgrade) o seu status como conta paga e ter acesso as 5.000 horas grátis. Veja aqui como fazer o upgrade da sua conta.

Planos pagos flexíveis

Quando você estiver pronto para entrar no ar, recomendamos escolher um plano pago que inclua a WFO e os produtos premium. Isso removerá qualquer saldo restante das suas horas livres, e fará a transição para a atividade paga. 

Existem duas opções de precificação:

  1. Preço por usuário nomeado por Posição de Atendimento (Named user per-seat pricing) : o Twilio cobra uma taxa mensal fixa de US$ 150 por cada Posição de Atendimento (seat).
  2. Preço por usuário ativo por hora (Active user per-hour pricing): o Twilio cobra uma taxa fixa de US$1 por hora, para os usuários ativos.

AVISO: Não há método para alterar o plano de preços Flex. Depois de selecionar um plano, ele é permanente. É recomendado que os usuários que testaram o Flex, criem um novo projeto caso for preciso alterar o plano.

DICA NA5: A NA5 recomenda aos clientes da Plataforma NA5 que utilizem todas as 5.000 horas de teste grátis, antes de mudar de plano. Mas, atenção: para que seja possível criar relatórios e dashboard na Twilio dos atendimentos do Flex, é necessário contratar um plano que tenha o recurso WFO.

Usuários Flex

Para ambos os planos, um usuário é alguém que efetua login na Interface do usuário do Flex – qualquer agente, supervisor ou administrador. Esses usuários são representados como workers (trabalhadores) do TaskRouter. Para o Preço de Usuários Nomeados, é contabilizado o número de workers provisionados. Para o Preço da Hora do Usuário Ativo, é medido o tempo que um worker está em qualquer Atividade do TaskRouter, exceto offline (mais detalhes abaixo). Esses workes são disponibilizados automaticamente pela Twilio na primeira vez em que o usuário é autenticado na UI do Twilio Flex.

OBSERVAÇÃO DA NA5: Quando um usuário de sua conta da plataforma NA5 clica no menu "Conversas" é iniciado um processo de autenticação desse usuário NA5 na Twilio. Assim que o usuário se reautenticar, será criado automaticamente um "worker" para esse usuário na interface do usuário (UI - user interface).

Usuários (exemplo: administradores) que tem login na conta da Twilio devem usar apenas um lugar (ou NA5 ou a Twilio) para acessar a interface do Twilio Flex, para evitar que seja gerado automaticamente dois workers, um pela NA5 e outro pela Twilio.

Preço do Usuário Nomeado

O preço do usuário nomeado é cobrado no primeiro dia de cada mês. O número de Posições de Atendimento (P.A.) (do original em inglês: seat) é calculado como o número de Workers  do TaskRouter que estão no Workspace do TaskRouter associado à sua conta. Se um novo usuário for provisionado dentro do mês, uma Posição de Atendimento (P.A.) adicional será cobrada no momento do provisionamento. Os usuários adicionados durante o mês serão cobrados pelo custo total do usuário, e não serão rateados.

Ao selecionar o Preço por Usuários Nomeados, suas cobranças iniciais no primeiro mês serão rateadas com base do dia da troca.

Os clientes são cobrados pelo máximo de usuários simultâneos a cada mês. Por exemplo, desprovisionar e adicionar novamente um usuário não acarretaria numa cobrança extra.

Preço da hora do usuário ativo

O Preço da Hora do Usuário Ativo é cobrado conforme seu uso. O número de horas ativas é calculado como o tempo cumulativo que cada Worker do TaskRouter gasta em qualquer Atividade do Sistema, exceto na designada à “Atividade de Logoff'. Essa atividade de logoff é usada sempre que um usuário efetua logout da UI Flex, ou se o Flex identifica que o usuário não está mais acessível – como por exemplo, se a guia do navegador estiver fechada.

Você pode configurar o comportamento do Flex Logout no Console do Twilio. Lá, você pode definir:

  • Atividade de Logout: a atividade TaskRouter que deve ser usada na ação 'Logout'. O padrão é a atividade TaskRouter 'Offline' inicial.
  • Forçar o Logout: se deve ser efetuado o logout automático de usuários que não são abordáveis ​​na UI do Flex. O padrão é 'On' para qualquer novo projeto Flex (desde sua alteração em 17 de Julho).
  • Limite Offline: o número de segundos que um usuário pode estar inacessível antes de ser definido como a Atividade de logoff. O padrão são 30 segundos.

Se você estiver fazendo alterações nas atividades do usuário, verifique este comportamento de logout. Se a Atividade do TaskRouter associada à Atividade de Logout for excluída, os usuários nunca ficarão inativos e serão cobrados continuamente.

Política de Uso do Twilio Flex

Ao fazer o upgrade de seu projeto Flex para desbloquear suas horas grátis, você deverá concordar com a Política de Uso justo. É concedido o uso gratuito de vários produtos do Twilio durante o uso do Flex, e essa política existe para proteger a plataforma Twilio e os clientes contra o abuso e uso indevido da plataforma. O Twilio Flex foi projetado de tal maneira para que a maioria das empresas de Contact Center – grandes ou pequenas, com foco em entrada ou saída – não se depare com os casos extremos que estão descritos na Política de Uso. No entanto, o uso excessivo pode resultar em cobranças adicionais para os produtos do Twilio padrão.