Regras Opt-in WhatsApp

Regras oficiais do Facebook para Opt-in WhatsApp

 

1. É possível usar o mesmo Opt-in para o WhatsApp e SMS?

 

Não é possível usar a mesma autorização para os diferentes canais. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que sua empresa crie um Opt-in para cada canal de mensagens.

 

2. É possível enviar mensagens para contatos que não fizeram o Opt-in?

 

Não é recomendado enviar mensagens sem a autorização do usuário. Essa atitude pode gerar punições do WhatsApp e até mesmo legais para a sua empresa. A NA5 não se responsabiliza pela utilização da ferramenta fora das diretrizes da LGPD e do Facebook, empresa responsável pelo WhatsApp.

 

3. Como é feita a monitoração das boas práticas?

 

O Facebook, empresa responsável pelo WhatsApp, mantém uma vigilância constante sobre os "sinais de qualidade" das contas no WhatsApp. Assim que uma conta empresarial é identificada como suspeita, uma análise é feita para avaliar as suas práticas. Além disso, as políticas de compliance da plataforma incentivam uma avaliação constante sobre os métodos de Opt-in utilizado pelas empresas.

 

4. Quais são as regras de Opt-in do WhatsApp?

 

1) O usuário do WhatsApp precisa preencher um formulário autorizando a empresa a enviar mensagens (notificações) pelo WhatsApp.

2) Caso um usuário envie uma mensagem para uma empresa, ele NÃO está automaticamente autorizando o envio de notificações pelo WhatsApp.

3) O usuário precisa realizar o Opt-in de forma ativa. Isso significa que ele precisa preencher um formulário com seu número de telefone celular e selecionar que aceita receber notificações da empresa pelo WhatsApp.

4) Os termos de Opt-in precisam ser claros e objetivos, e precisam informar o tipo de conteúdo que será enviado nas mensagens. Exemplo: notificações sobre compras.

5) O logotipo do WhatsApp precisar estar presente no Opt-in.

6) O Opt-in precisa deixar claro qual o número de telefone o usuário está autorizando receber as notificações.

7) É possível usar diferentes canais para solicitar o opt-in, como email, sms ou formulário impresso. Entretanto, as mesmas regras se aplicam a todos.

8) Ao clicar em um link para abrir uma conversa com a empresa no WhatsApp, o usuário NÃO está autorizando receber notificações.

9) Todo usuário precisa aceitar ativamente o envio de notificações, mesmo que ele já tenha conversas registradas por WhatsApp com a empresa.

10) Caso o usuário entre em contato com o suporte ao cliente da empresa por WhatsApp, ele NÃO está autorizando receber notificações.

 

Exemplo de Opt-in para WhatsApp:

opt-in-whatsapp

Exemplo de Opt-in para WhatsApp. Fonte: Facebook. Adaptado por Angelo Públio. Disponível em <https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/guides/opt-in/>. Acesso em: 2 mai 2019.

 

Fonte: Adaptado de UNDERSTANDING HOW TO GET OPT-IN FOR WHATSAPP.