Limite diário no envio de mensagens pelo WhatsApp API

Os envios de mensagens pelo WhatsApp API tem um limite de envio por dia de acordo com o seu Tier. Saiba mais sobre as regras de limites.

Limitação de taxa de mensagens do WhatsApp

Depois de concluir o processo de aprovação e integração do WhatsApp API, o seu número de telefone do Twilio será ativado para o WhatsApp. Para os clientes aprovados e habilitados, o WhatsApp impôs um limite de taxa de mensagens de acordo com a classificação do TIER.

Limites de mensagens do WhatsApp de acordo com o Tier

As taxas limites de mensagens por WhatsApp de acordo com o Tier são:

  • TIER 1 – Limitado a 1.000 destinatários exclusivos de mensagens por dia.
  • TIER 2 – Limitado a 10.000 destinatários exclusivos de mensagens por dia.
  • TIER 3 – Limitado a 100.000 destinatários exclusivos de mensagens por dia.

Atenção: todo novo número habilitado para WhatsApp é inicializado no TIER 1. 

O WhatsApp monitora o volume e a qualidade das mensagens que são enviadas, e move automaticamente os clientes entre os Tiers com base no número total de destinatários exclusivos nos últimos 7 dias.

Devido a esses limites, o Twilio recomenda que os clientes que pretendam enviar mensagens para mais de 1.000 usuários únicos implementem gradualmente o lançamento de mensagens pelo WhatsApp no decorrer de uma semana (7 dias).

Caso o número de telefone do Twilio habilitado tenha se comunicado com o dobro dos destinatários exclusivos (do limite) por dia e tenha mantido uma boa "classificação de qualidade" do WhatsApp por sete dias, esse número será automaticamente movido para o próximo Tier.

Vale ressaltar, que um número pode ser impedido de ser movido para o próximo Tier se a "classificação de qualidade" interna do WhatsApp for baixa. O Twilio não pode influenciar essa classificação. Se você exceder o limite diário da sua camada, suas mensagens não serão entregues, e aparecerá o erro 63018.

Aviso: O Twilio não pode mover ou solicitar manualmente que os clientes sejam movidos entre os Tiers de limite. Além disso, um número do WhatsApp não inicia em um Ter superior, nem pode aumentar manualmente o limite.

Exemplo Tier 1: Um número de telefone Twilio aprovado pelo WhatsApp se inicia no Tier 1. No 1º dia, mensagens do número são enviadas para 1.000 destinatários exclusivos. No 2º dia, as mensagens são enviadas para 1.000 destinatários exclusivos novamente. No final do 2º dia, o número seria atualizado para o Tier 2 com base no envio das 2.000 mensagens para números exclusivos nos últimos 2 dias.

Exemplo Tier 2: Um número de telefone Twilio aprovado pelo WhatsApp se inicia no Tier 1. No 1º dia, o número envia mensagens para 50 destinatários exclusivos. No 2º dia, o número envia mensagens para 100 destinatários exclusivos. No 3º dia, o número envia mensagens para 200 destinatários exclusivos. Durante os dias 4 a 7, o número envia mensagens para 400 destinatários exclusivos por dia. No final do 7º dia, o número seria atualizado para o Tier 2 com base do envio de mensagens para 2.000 números exclusivos nos últimos 7 dias.

 

Confira a documentação original da WhatsApp: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/api/rate-limits/